quinta-feira, 9 de julho de 2015

Parabéns a todos os protéticos pelo seu dia



 09 de julho - Dia do ProtéticoN
A prótese dentária é uma especialidade que atua nos bastidores da odontologia, a qual o protético produz próteses dentárias e aparelhos ortodônticos a pedido do cirurgião-dentista. O protético trabalha obrigatoriamente para auxiliar o dentista e não diretamente para o paciente.
O protético dentário é o profissional que confecciona próteses removíveis, implantes, moldes para clareamento, aparelhos de ortodontia e trabalhos com facetas de porcelana. , O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação.
Características de um protético dentário
=> É fundamental ter habilidade manual e conhecimento teórico, para isso é necessário muito estudo e atenção.
=> Senso de responsabilidade
=> Senso estético
=> Capacidade de concentração
=> Autocontrole
=> Atenção aos detalhes
=> Organização
=> Boa coordenação motora
=> Boa visão
=> Disciplina
=> Habilidade manual
=> Perfeccionismo
=> Paciência
=> Dedicação
Formação necessária
Para exercer a atividade de protético é necessário fazer curso técnico de Prótese Dentária reconhecido pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO), que pode durar entre um ano e meio a dois anos. Geralmente desde o primeiro semestre de aula, o aluno começa a fazer estágio. O ensino feito por esse profissional de nível técnico é aprimorado em cursos com outros profissionais com maior experiência. Para atuar na área é obrigatório ter o registro do Conselho Regional de Odontologia da jurisdição em que exercerá a profissão. No caso de técnicos, o Conselho exige um curso de formação com no mínimo 2200 horas de aula. A escola também precisa ser registrada no CRO.
As principais atividades
=> Aplicação de cerâmica
=> Reposição e restauração de maneira indireta nos dentes, por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis (prótese total, dentadura ou prótese parcial removível); ponte móvel e até próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo
=> Confecção de moldes para clareamento e aparelhos ortodônticos
=> Trabalhar com facetas de porcelana
Especialidades – Áreas de atuação
=> O profissional que faz o curso técnico pode trabalhar em laboratórios e clínicas, hospitais públicos, nas Forças Armadas, Polícias Civil e Militar e no Corpo de Bombeiros. Além disso, podem optar por em trabalhar como autônomo, consultor de empresas e demonstrador técnico ou mesmo dono de laboratório.
=> Trabalhar em laboratórios (próprios ou não)
=> Prestar serviços para diversas clínicas e laboratórios
=> Divulgação de materiais
=> Promover cursos e congressos
=> Dar aulas
=> Trabalhar em consultórios dentários
=> Trabalhar em hospitais buco-maxilo
=> Fazer implantes
=> Especializar-se em moldar aparelhos
O mercado de trabalho
O mercado para este profissional é extremamente atraente. Por se tratar de um serviço terceirizado da Odontologia, o segmento ainda é pouco difundido, mas já se consolida como um dos mais promissores na área da saúde e estética bucal. O interessado deve estar sempre atualizado, pois existem poucos profissionais bons no mercado e as maiores oportunidades estão nas cidades grandes, onde são mais bem remunerados. Muitas vezes, vários profissionais optam por montar o próprio laboratório, tendo uma possibilidade de ganho maior.
Algumas curiosidades
No início, fazer prótese era atividade de dentista. Quando muito, o dentista incumbia alguém, um auxiliar, para executar certas tarefas de prótese. A própria odontologia tinha seus problemas com os chamados práticos licenciados, profissionais que exerciam a atividade sem formação superior. Até que na Revolução de 30, Getúlio Vargas tomou providências, com um decreto-lei referente à Odontologia, que citava o protético.
Foi criado um Serviço de Fiscalização da Saúde Pública, que ia aos consultórios e, conseqüentemente, aos laboratórios, já que na época estes não passavam de “cantinhos” dos consultórios dentários, pequenas salas anexas. Era na verdade, o Serviço de Fiscalização de Medicina, que controlava as atividades médicas, farmacêuticas e odontológicas. Esse foi o primeiro passo para em 1935, o governo desse um fim aos práticos licenciados, instituindo um exame de habilitação com certificado para quem quisesse exercer a odontologia.
O protético dentário só entra em cena em 1943, através do Departamento Nacional de Saúde Pública que criou a Portaria n°29, que obrigava o protético a prestar exame, passando por uma banca examinadora, para só então, trabalhar com a prótese. Graças a essa exigência, os profissionais começaram a se conhecer. Acabavam se encontrando na inscrição e posteriormente, na Faculdade de Odontologia para prestar o exame prático e oral. A prova escrita pouco exigia do candidato. Eram questões simples, de terceira série primária, e na oral, as perguntas faziam referências aos aparelhos usados na atividade, ou seja, era uma prova apenas para legalizar os que já praticavam a profissão. Todos os inscritos foram aprovados.
http://multidatas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário