terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

GOVERNO "PÉ DE BOTO" UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA

Para milhares de mirienses sempre foi consenso que a efetivação do Governo “Pé de Boto” constituiria, já no seu nascedouro, uma tragédia anunciada. Até mesmo muitos dos seus apoiadores o sabiam – se o acolheram, certamente foi por aspirações particulares, passíveis de múltiplas explicações.


A tragédia, anunciada desde a pré-campanha eleitoral, explica-se por uma longa lista, cujos itens à época compunham uma espécie de espetáculo circense. Basta lembrar das promessas miraculosas de emprego para todas as famílias visitadas pela chapa “De mãos dadas com o povo” e o sarcasmo de um helicóptero para a comunidade de Icatu – ações tecnicamente impossíveis – entre outros tantos casos.


Ora, uma vez no governo, os que antes se diziam “com o povo” soltaram abruptamente as mãos dos mirienses e sinais da tragédia eclodiram em todos os âmbitos da esfera pública municipal.


De certo, pode-se dizer que a (quase) total ausência do Estado local como organizador da vida pública e indutor do desenvolvimento está constituindo um verdadeiro caos social em Igarapé-Miri.


Depois da greve dos profissionais da educação e da rápida paralisação dos servidores lotados na Secretaria de Obras, agora são os trabalhadores em saúde que indicam a iminência de uma greve de sua categoria.


A decisão foi tomada pelo Sindicato em assembleia geral, na última sexta-feira (31.01.2014). O Sindisaúde decidiu, sob pressão contrária da Secretaria de Saúde do Município, realizar paralisação nesta quarta-feira (05.02.2014) e, assim, forçar o governo local a discutir melhorias para o setor. Se o diálogo não produzir bons frutos, o Sindicato está inclinado a iniciar uma nova greve municipal.


O ato do dia 05 próximo, por um lado, é decorrente do descumprimento, por parte da Secretaria de Saúde, de acordos firmados por esse órgão municipal com a categoria, desde o início do governo atual. E, por outro lado, motivado pela falta de gestão em que se encontra a política de saúde de Igarapé-Miri.
Do Blog Ponto de Vista Amazônida

Um comentário: