sábado, 29 de agosto de 2015

IGARAPÉ-MIRI VIVE SURTO DE DOENÇAS DE CHAGAS, E VER. JOSIAS BELO VISITA VILA COM MAIOR OCORRÊNCIA


Nos últimos dias foi confirmado alguns casos de Doença de Chagas nos membros de uma família, em um ramal na Vila Suspiro.

A Secretaria de Saúde por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, propôs realizar uma palestra e fazer o teste com outros membros da comunidade. O encontro ocorreu hoje (29) pela manhã e a Câmara de Vereadores foi convidada a se fazer presente através da sua Comissão de Saúde, e outros. 

Após a explicação do Sr. Raimundo Sacramento, Gerente de Vigilância em Saúde, o povo da comunidade e os vereadores se pronunciaram.

O Vereador José Clodoaldo, o Preto (PV), que é morador da localidade, questionou o atraso de mais de uma hora e meia que a reunião teve, assim como cobrou a presença do Departamento de Informação, Educação e Comunicação da Saúde (IEC).

Os Vereadores José Roberto Corrêa, o Nenca (PMDB), como Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Lula e JOSIAS BELO, propuseram que o retorno do Departamento de Vigilância aquela localidade seja o mais rápido possível, por se tratar de um problema complexo, e também pela palestra não ter sido realizada, porque o palestrante não levou os materiais necessários para ministrar a mesma.  

Um próximo encontro ficou marcado para 12 de setembro de 2015.
"A complexidade na saúde exige agilidade nas ações, no entanto, mesmo havendo confirmação da existência de casos na Vila Suspiro, e a captura de dois barbeiros na residência de uma família que teve membros infectados pela doença, poucas ações concretas foram tomadas. E Diante do exposto ficamos inquietos, em ver a acomodação ou ações frágeis e omissas da gestão municipal frente a crise, e diga-se de passagem, o gestor municipal é oriundo daquela região", 

Descrita em 1909 por Carlos Chagas, que foi pesquisador e diretor do Instituto Oswaldo Cruz (que deu origem à atual Fiocruz), a doença de Chagas também é conhecida como tripanossomíase por Trypanosoma cruzi ou tripanossomíase americana (terminologia adotada pela Nomenclatura Internacional de Doenças, a NID). Diz-se tripanossomíase qualquer enfermidade causada por protozoários do gênero Trypanosoma, que parasitam o sangue e os tecidos de pessoas e animais. O Trypanosoma geralmente é transmitido de um hospedeiro a outro por insetos – no caso humano, o principal vetor é um percevejo popularmente conhecido como barbeiro ou chupão (insetos das espécies Triatoma infestansRhodnius prolixus Panstrongylus megistus, dentre mais de 300 espécies que podem transmitir o Trypanosoma cruzi).
Trypanosoma cruzi é transmitido no ato de alimentação do vetor (transmissão vetorial clássica). Assim que o barbeiro termina de se alimentar, ele defeca, eliminando os protozoários e colocando-os em contato com a ferida e a pele da vítima.
Barbeiro capturado




Nenhum comentário:

Postar um comentário