quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

"GOVERNO" APROVA O PPA, MAS ESQUECE A LDO E A LOA.

Como citamos anteriormente em outra matéria (GOVERNO DE "MÃOS DADAS COM O POVO" APROVA O PPA SEM A PARTICIPAÇÃO POPULAR). deste blog o PPA (Plano Plurianual) foi votado e aprovado na última sessão do ano, mesmo contendo inúmeras irregularidades. Assim sendo, a Câmara deixou de votar a LOA ( Lei Orçamentária Anual) e a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), ambas teriam que ser votadas ainda em 2013.
A Lei Orçamentária Anual - LOA é o instrumento de programação das ações que serão executadas e que viabilizará a concretização das situações planejadas no Plano Plurianual, de modo a transformá-las em realidade, obedecida a Lei de Diretrizes Orçamentárias..
Já a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO É o instrumento de conexão entre o Plano Plurianual (PPA) e o Orçamento anual, pois estabelece a ligação entre o curto prazo (orçamento) e o longo prazo (PPA). A LDO orienta a elaboração da LOA. Fixa as metas e prioridades da Administração Pública. Dispõe sobre alterações na legislação tributária (previsão de novos tributos, alterações de alíquotas etc). Estabelece metas fiscais (diferença entre arrecadação prevista e gastos , exceto pagamento de juros). Quando a arrecadação é maior que o gasto, temos um superávit primário. Estabelece riscos fiscais e os fatores que podem vir a afetar as contas públicas.
O Projeto é enviado até dia 15 de abril de cada ano à Câmara, que deve concluir sua votação até 30 de junho e são 2 as audiências públicas até a votação. Os trabalhos legislativos do primeiro semestre não podem encerrar sem a aprovação da LDO
O projeto da LDO é elaborado com o apoio da Secretaria Municipal de Finanças, que fornece a previsão de Receita e as questões relacionadas à Dívida Municipal.
De acordo com a Lei Orgânica Art. 98 entre outros e na Constituição Federal Art. 165 e incisos que seguem, o Vereador JOSIAS BELO assevera que o PPA teria que ter sido votado em Junho, conforme já mencionamos em outra matéria, mas o PPA só chegou para apreciação da Câmara em 20 de novembro. Agora que a Câmara está de recesso, como o governo fará para aprovar a LDO e LOA? Será que teremos uma sessão extraordinária? 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário